quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Atividade no Monumento do Pão de Açúcar

RECOLHIMENTO DE LIXO – ENCOSTA
PISTA CLAUDIO COUTINHO

Data: 15/10/2011

DIA CARIOCA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL


Presentes:
Gestor e Organizador das atividades - Paulo Gentil
Biólogo SMAC – Marcelo Barros
Guardas Municipais – Sr. Maia e Sr. Marcus
Técnico do CEA – Maria Josefa
Supervisora – Rute
Agentes ambientais – Sara e Schubert
Abílio Tozini
Motorista: Senhor Hélio

Desenvolvimento da atividade:
Início previsto: 8:00 h

 
Tendo em vista o tempo chuvoso não havia público no local, o organizador Paulo Gentil, após uma hora de espera, decidiu que seria cancelado o evento dispensando as atividades na Praça. Desta forma as barracas não foram montadas. A equipe do CEA junto com os GDAs e o Gestor decidiram fazer uma sensibilização ao longo da pista Claudio Coutinho.
Foram realizadas atividades de sensibilização com as pessoas que estavam caminhando e como havia lixo na encosta, ao longo da pista, este foi recolhido e colocado próximo as lixeiras da COMURB que coletou posteriormente.
Avaliamos que, mesmo com o tempo ruim e a falta de voluntários para a realização da atividade fim, o resultado foi bastante produtivo.
Concluímos que grande parte do lixo depositado na encosta vem das atividades desenvolvidas pelos pescadores.
 
Tipo de lixo recolhido:.
  • Garrafa Pet com água;
  • Garrafa de vidro;
  • Sacos plásticos com restos de alimentos e de peixe;
  • Copos e linha de nylon
Verificamos a necessidade de reunir os pescadores que atuam no local para sensibilizar e capacitar quanto à disposição do lixo durante suas atividades.
Seria oportuno que a empresa que opera no Monumento fosse contatada e disponibilizasse ou treinasse sua equipe para também sensibilizar sobre as questões ambientais em contrapartida pelas atividades turísticas (ecoturismo) realizadas no Monumento.
Havia um grupo de pessoas pescando no local, mas ninguém apresentou autorização para o desenvolvimento da atividade, desta forma o gestor com os GDAs orientaram quanto à aquisição da autorização.
Foi observado que parte da pista cedeu com as chuvas e de acordo com informação do gestor, as obras de reparos já foram solicitadas.
Termino das atividades: por volta das 12:00h
OBS:
O material do CEA ficou guardado na ECEME – aguardando ser retirado.
Paulo Gentil solicitou reunião com a Direção do CEA para disponibilizar um agente ambiental para as atividades educacionais no Monumento.
Fotos das atividades





Nenhum comentário:

Postar um comentário