terça-feira, 7 de agosto de 2012

Parque Natural Municipal Marapendi

Foto: Abílio Fernandes

O Parque Natural Municipal Marapendi está situado no interior da APA do Parque Municipal Ecológico de Marapendi. Estende-se pela faixa litorânea da Barra da Tijuca, entre a Avenida Sernambetiba e a Avenida das Américas, somado às áreas marginais da Lagoa de Marapendi. Foi criado em 18 de setembro de 1995, pelo Decreto nº 14.203, atualmente sob a gestão de Abílio Fernandes, entrevistado de hoje.  Tem como objetivos a preservação, proteção e recuperação dos ecossistemas existentes no local, a promoção do desenvolvimento de programas de educação ambiental e pesquisa científica e a manutenção de  espaços verdes e livres para a promoção do lazer em área urbana. 

Foto: Lívia Coelho


O que levou você a querer se tornar gestor de uma Unidade de Conservação? Como foi essa trajetória?

Abílio – “Minha vinda para o Recreio dos Bandeirantes se deu através da busca de  melhor qualidade de vida, um lugar onde eu tivesse um contato maior com a natureza. Desde então, sempre tive esta preocupação em manter este lugar do mesmo jeito que ele era quando vim morar aqui e foi quando comecei a desenvolver, ainda como surfista, um projeto de recuperação da vegetação nativa de restinga, para ajudar a evitar a erosão. Foi a partir daí e de outros projetos que passei a me envolver ainda mais com o meio ambiente do Recreio e a conhecer cada vez mais pessoas dentro da Prefeitura. Fui então convidado a ser Administrador Regional do Recreio e foi onde eu tive o conhecimento da vontade que tinham de criar um Centro de Referência Ambiental no Marapendi. Nessa época inauguramos esse Centro com um projeto chamado Alunos Guardiões da Orla, o qual visava o replantio da vegetação nativa da Praia do Recreio dos Bandeirantes com alunos através do conhecimento do ecossistema local. Foi o primeiro projeto desenvolvido nesse Centro. Depois disso fui ser gestor do parque e acho que é uma vocação minha. Eu sempre tive cuidado com o meio ambiente e sempre zelei por ele. Acho que temos que escolher fazer na vida uma coisa que façamos com amor para que possamos fazer bem feito. Eu gosto tanto do que faço que não me vejo fazendo outra coisa”.


Existem problemas no parque por influência da comunidade? Quais são?

Abílio – “Não temos problemas com a comunidade ao redor do parque no que diz respeito à invasão. O parque tem seus limites bem demarcados, é todo cercado e conta ainda com a base da patrulha ambiental. Os moradores e visitantes respeitam muito a existência do parque e preservam a natureza do entorno. Mas, estamos dentro da APA Marapendi, que é uma das áreas  mais procuradas pela especulação imobiliária. Logo temos problemas de ordem maior, como o interesse de criar um campo de golf para as Olimpíadas de 2016 dentro da APA, sendo que esta tem o seu zoneamento e precisa ser respeitado. Problemas com o  esgoto lançado na Lagoa de Marapendi pela CEDAE (que já admitiu que a elevatória construída no final da Rua Gláucio Gil, não suporta a quantidade de efluentes e quando chove libera o mesmo in natura direto para lagoa) e por condomínios que já foram notificados da necessidade de ligarem suas redes coletoras a CEDAE (e que continuam a lançar o esgoto no canal por falta de fiscalização) também fazem parte desses problemas de ordem maior."


O que o parque oferece a comunidade?

Abílio –  “Acredito que a principal contribuição do parque seja a educação ambiental. Com o Centro de Referência Ambiental as pessoas têm acesso a uma biblioteca com diversos materiais sobre meio ambiente, auditório com capacidade para até cem pessoas com data show e ar refrigerado, laboratório de ciências, entre outros. É um espaço onde são oferecidas orientações sobre a natureza e seu principal objetivo e receber as escolas da região, para que as crianças tenham este contato. Além disso, o parque conta com trilhas que podem ser realizadas a pé ou de bicicleta (guiadas ou não), parquinho para crianças e a presença de uma fauna diversificada com jacarés, bicho preguiça, micos, pássaros, cobras e etc. Estamos pensando em incentivar o turismo dentro do parque com um passeio de balsa, com guia, dentro da lagoa de Marapendi, mas ainda não temos recursos para  isso.".


O parque possui Plano de Manejo?

Abílio – “Ainda não possui mas pretendemos fazê-lo em breve. O primeiro passo que já está sendo implementado, é a escolha do Conselho Consultivo. 


Você tem alguma crítica ou alguma sugestão com relação a participação da comunidade?

Abílio – “Acho que as pessoas deveriam se preocupar mais em fazer a sua parte, ter cidadania, porque elas reclamam, mas não fazem a sua parte. Esse é o principal problema do mau cheiro causado pelo lançamento do esgoto. E tentar se engajar mais em atitudes de melhoria como foi sugerido na última reunião do Comitê de Bacias de Jacarepaguá. Além disso, foi sugerida a criação de uma força tarefa objetivando uma maior fiscalização por parte do INEA dos condomínios ainda não ligados a rede de esgoto."



Foto: Abílio Fernandes


Qual a frase ou conceito em que você baseia o seu trabalho?

Abílio – "O mundo é perigoso não por causa daqueles que fazem o mal, mas por causa daqueles que vêem e deixam o mal ser feito, do Albert Einstein."


Um comentário:

  1. Além do problema de poluição hídrica, a APA sofre ameaças imobiliárias, conforme comentado em http://www.ecoclics.com.br/2013/02/18/intrusos-na-reserva/

    ResponderExcluir