segunda-feira, 11 de março de 2013

I Oficina de Manejo e Sinalização de Trilhas do Mosaico Carioca

Nos dias 19 e 20 de Fevereiro, o Mosaico Carioca realizou a I Oficina de Manejo e Sinalização de Trilhas com o objetivo de capacitar atores de Unidades de Conservação envolvidas no projeto Trilha Transcarioca. A aula teórica se deu no PE da Chacrinha e a prática no PNM da Catacumba, com 6 horas cada uma, totalizando 12 horas/aula. 
Foram capacitados servidores da Secretaria de Meio Ambiente (SMAC), Guardas Municipais (GDA), Agentes da Comlurb, Montanhistas e grupos de caminhada, Técnicos Ambientais (INEA) e Voluntários que atuam nas Unidades de Conservação que compreendem o projeto Trilha Transcarioca.

Na oficina foram abordados os seguintes tópicos:

  • Sinalização de trilhas em Unidades de Conservação: tipos de sinalização - teoria e prática;
  • Manejo de trilhas: Ferramentas; EPIs; Trilhas e Educação Ambiental;
  • Fundamento de manejo de trilhas: planejamento; avaliação de campo; equipes; degraus; drenos; traçados e trajetos.

Aula Teórica 

A aula teórica foi realizada no dia 19 de Fevereiro no Parque Estadual da Chacrinha e foi ministrada por Lívio Bruno O. Peixoto, estagiário da SMAC, com auxílio de Lúcio M. Palma, da equipe de manejo de trilhas do Parque Nacional da Tijuca. Na aula, foram abordados noções de sinalização, noções de planejamento de sinalização e ao final realizou-se um exercício de preparação de molde da seta e da “pegada” com uso de estilete e molde impresso.

Exercício de confecção de molde


Aula Prática

No dia 20 de fevereiro, a parte prática foi realizada no PNM da Catacumba, em um trecho que está sendo habilitado para fazer parte da Trilha Transcarioca, ligando a Catacumba ao Morro da Saudade.
A primeira atividade foi a organização e contagem de ferramentas, divisão de equipes e primeiro exercício de pintura nos próprios degraus para testar os moldes feitos por todos.

Organização e contagem de ferramentas
Pintura nos degraus 

Degraus prontos para serem instalados

As equipes divididas partiram a campo para manejar um trecho que compreende uma subida que leva ao Mirante do Sacopã, e na metade do caminho, em um local conhecido como salão verde, a abertura de picada foi utilizada para a aula prática de nivelamento do solo (empréstimo de terra), colocação de degraus e drenos, limpeza e acertos técnicos com materiais achados na própria região, criando uma situação de desenvolvimento de soluções e discussão para o melhor traçado no trecho trabalhado por cada equipe. Outro exercício desenvolvido foi a previsão do homem/hora, que tem como objetivo calcular a média de tempo, materiais e recursos gastos em campo com as equipes de trabalho.


Colocação de degraus

Participantes na aula prática fixando conteúdo da aula teórica

Degraus e Ferramental cedidos gentilmente pelo Parque Nacional da Tijuca

Ao final da prática os participantes foram convidados a observar atentamente o resultado de seu trabalho e mais uma vez foi aberta a discussão para verificar a fixação do conteúdo absorvido e a relação deste conteúdo com a prática realizada.Na retorno ao ponto de partida foram feitas as considerações finais, contagem das ferramentas e explicações complementares.

O manejo de trilhas tem aspecto fundamental para as unidades de conservação e são mantidas por quatro razões básicas:
a) para proteger os recursos naturais;
b) para proteger o investimento nas trilhas;
c) para aumentar a segurança do visitante, permitindo o uso público;
d) para aumentar a satisfação do visitante.

Antes de acabar, foram feitos agradecimentos aos funcionários do PNT,  Lúcio Palma e Gilson Vieira pela imprescindível ajuda em todos os aspectos do curso e a Gestora do PNM da Catacumba, Débora Souza,  pelo espaço cedido e principalmente, a todos os participantes por fazerem daquela oficina um sucesso.




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