Corredor Verde - Bloco 3

Segmento Chico Mendes - Marapendi

É um projeto piloto localizado dentro do Mosaico Carioca. No Mosaico, prefeitura e estado trabalham juntos afim de interligar as Unidades de conservação criando espaços de uso e relações múltiplas para a população carioca.
Entendendo que é necessário resgatar as relações de integração da natureza com o ser humano, o Corredor Verde pretende não só através do reflorestamento, mas também da educação ambiental despertar o sentimento de pertencimento da população e tornar o Corredor um espaço de permanente sustentabilidade.




Saiba um pouco mais sobre o Corredor


Clique nas imagens para ampliar



Os Corredores de biodiversidade e seu potencial para reconstrução do habitat

Os principais fatores que ameaçam a biodiversidade são a redução de habitat disponível para as espécies e a fragmentação.
Com a modificação do uso do solo, os ambientes naturais disponíveis para a espécie ficaram menores a cada dia, e a maior parte delas encontra-se isolada.
Além de estarem sujeitos a uma maior número de impactos (ventos, fogos, invasão por espécies exóticas, etc), os ambientes fragmentados também limitam o deslocamento de indivíduos de muitas espécies e as interações entre as diferentes populações. Estes fatores combinados reduzem a biodiversidade e são as principais causas da extinção.

(Peck, 1998; Tabarelli et al, 2005)